Alunos dos Salesianos de Mogofores celebram do Tríduo Pascal da Escola

> Notícias > Alunos dos Salesianos de Mogofores celebram do Tríduo Pascal da Escola

No passado dia 13 de abril, quarta-feira santa, teve início a nossa missão – Páscoa (con)VIDA, que nos permitiu refletir sobre o momento que vivemos, a Páscoa.  

Mais do que um tempo de férias, é o tempo em que celebramos a morte e a ressurreição de Jesus que merece de nós uma reflexão profunda. Escolhemos refletir em grupo e foi, sem dúvida, um grande desafio, como saber viver em comunidade, aprender a servi-la e escutar o outro. 

Começou por parecer um encontro de jovens que procuravam a diversão, mas terminou num encontro de jovens sensibilizados para o companheirismo, para a importância da eucaristia, para a entrega ao próximo, para o agradecimento (porque não basta dizer apenas “obrigado”) e para o espírito de grupo. Foi notória a envolvência de cada um. Dedicamos muito pouco tempo à autorreflexão porque, nestes dias, era muito mais profícuo meditar sobre atitudes, analisar decisões e ponderar sobre sentimentos bons e menos bons. Percebemos o quão gratificante é escutar a Palavra na Eucaristia, porque escutar é diferente de ouvir.  A crença é vivida de forma diferente de pessoa para pessoa, porque a Fé, também Ela, é uma escolha por cada um de nós…

Pintámos, cozinhámos, arrumámos, rimo-nos, jogámos, servimos, aprendemos e vivenciámos de uma forma única e memorável. Realçaram-se capacidades individuais, mas o mais importante de tudo, foi termos descoberto a essência da celebração da Páscoa.

A primeira descrição que fiz destes dias à minha família foi: “Foi incrível”.

Tomás Andrade, 11ºA