Salesianos

Sobre nós

> Sobre nós

História dos Salesianos de Mogofores

A Congregação Salesiana, fundada por São João Bosco na cidade de Turim, tem como objetivo a educação da juventude, prestando a maior atenção à formação integral de cada jovem, isto é, cuidando do desenvolvimento das dimensões pessoais: intelectual, social, afetiva, moral e transcendente.

Os Salesianos de Mogofores proporcionam, em regime de autonomia pedagógica, a formação no Ensino Básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) e no Ensino Secundário (décimo, décimo primeiro e décimo segundo anos).

São uma escola católica, dirigida pela Congregação Salesiana, que promove e acompanha o crescimento e amadurecimento integral dos alunos, tendo como base a visão cristã da vida, do mundo e da cultura, consolidada na Proposta Educativa da Escola Salesiana.

Após um plano de modernização que teve início em 2017 e que incidiu nas instalações, recursos de ensino, novas tecnologias e transportes, aumento da oferta de atividades de enriquecimento curricular (ArtiSport), a abertura do 1.º ciclo em 2020 veio complementar a oferta educativa existente, com o objetivo de continuar a apresentar-se como um projeto verdadeiramente singular no panorama educativo da região. (texto escrito na abertura do 1.º ciclo)

Os Salesianos de Mogofores, continuam o ideal da educação expresso por Dom Bosco de formar “honestos cidadãos e bons cristãos”, como base de tudo aquilo de que os jovens precisam para viver a própria existência humana e cristã em plenitude, para que possam ser felizes e gerar felicidade. Existe igualmente, uma aposta fortíssima no Sistema Preventivo, que representa a síntese da sabedoria pedagógica de Dom Bosco e constitui a mensagem profética que ele deixou aos seus herdeiros e a toda a Igreja.

Os Salesianos de Dom Bosco chegaram a Mogofores a 24 de novembro de 1938 e foram progressivamente desenvolvendo aqui várias valências educativo-pastorais em favor da região e do país: seminário, primeiro como noviciado e depois como aspirantado, oratório festivo, aulas de alfabetização de adultos, imprensa, paróquia, santuário, e colégio. Em outubro de 1941 o seminário passou a albergar o aspirantado para adolescentes candidatos à vida salesiana. Assim continuou até 1975. Através de alvará do mesmo ano, o seminário transformou-se no atual colégio, aberto, desde então, à população da Bairrada, primeiro só masculina e depois mista.

Em 1947, os salesianos tomaram conta da paróquia de Mogofores de que ainda são responsáveis. Em 1 de junho de 1958, sendo diretor o Pe. Ângelo Paganella, foi lançada a primeira pedra para a construção do Santuário em honra de Nossa Senhora Auxiliadora. As paredes ergueram-se rapidamente e o edifício ficou coberto em menos de um ano. Em 24 de outubro de 1959, sendo já diretor o Pe. Benedito Nunes, começou a construção da torre. Volvidos mais quatro anos, a 25 de maio de 1963, é finalmente sagrado e inaugurado o belo Santuário nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, precisamente quando se comemoravam as bodas de prata da chegada dos salesianos ao coração da Bairrada.

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.