Visita do Reitor-Mor a Istambul

> Notícias > Visita do Reitor-Mor a Istambul

A partir de quinta-feira, 9 de março, até domingo, dia 12, o Padre Ángel Fernández Artime fará uma visita de animação pastoral a Istambul, capital da Turquia. Sua presença servirá para levar mais uma mensagem de esperança e consolo a um país que, há pouco mais de um mês, sofreu um fortíssimo terremoto, deixando cerca de 45 mil vítimas e danos enormes no sul do país. Além disso, o Reitor-Mor presidirá o 120º aniversário da presença salesiana na cidade e, como de costume, animará no espírito de Dom Bosco os jovens, os salesianos e a Família Salesiana que verá em seus vários compromissos.

Prevê-se a chegada do Reitor-Mor a Istambul na noite de hoje, dia 9. Dirigir-se-á à Casa Salesiana onde será recebido pela comunidade religiosa e alguns membros da Família Salesiana local.

 O dia seguinte, sexta-feira dia 10, tem em agenda o encontro com alguns membros dirigentes e representantes do sector político e religioso e a manhã culminará com a visita a uma escola Salesiana “EVRIM” , que goza de excelente reputação e é conhecida por suas propostas didáticas e mensalidades baixas. O Instituto, com mais de 100 anos, foi fundado em 1909 e é um importante ponto de referência em Istambul para a divulgação da cultura e da língua italiana, bem como para a criação de um ambiente intercultural – questão hoje relevante – perante o cultural mosaico turco.

Na parte da tarde, o Reitor-Mor irá à Prefeitura de Harbiye (Istambul), onde os salesianos cuidam da Catedral do Espírito Santo desde 1989, e visitará a escola salesiana “Don Bosco Learning Center”. 

Um dos momentos altos da visita a Istambul pelo Reitor-Mor é o encontro com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu. Prosseguir-se-á com um momento de oração no Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes: um espaço multicultural servido pelos salesianos (inclui cristãos – de rito armênio católico, siríaco, armênio apostólico, latino, grego católico e caldeu – , judeus e muçulmanos.

Na manhã de sábado, também na Catedral da cidade, ocorrerá a celebração da Eucaristia pelos 120 anos da presença salesiana em Istambul, presidida pelo Reitor-Mor, na presença do Vigário Apostólico de Istambul, Dom Massimiliano Palinuro, com religiosos e leigos do Vicariato Apostólico de Istambul.

O Reitor-Mor concluirá o dia com um encontro com os jovens. No último dia da visita Pastoral a Istambul, domingo, 12 de março, o Reitor-Mor participará de duas Santas Missas com os Fiéis e, depois, enquanto aguarda pelo embarque de volta à Itália, passará momentos com a Comunidade Salesiana.

fonte: https://www.infoans.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=17442:rmg-reitor-mor-visita-istambul&Itemid=1680&lang=pt