ENCONTRO DA FAMÍLIA SALESIANA EM MOGOFORES

> Notícias > ENCONTRO DA FAMÍLIA SALESIANA EM MOGOFORES

Isabel Soares Santos , ADMA Mogofores

Tal como já vem sendo habitual, o grupo ADMA de Mogofores incluiu no seu Plano de Atividades um encontro de partilha e reflexão com o grupo homólogo do Porto. Desta vez, o convite foi também dirigido aos Salesianos Cooperadores de Arouca e, claro, aos Salesianos Cooperadores de Mogofores.
O passado dia 25 de fevereiro foi vivido intensamente por cerca de 60 membros da Família Salesiana que, num clima de alegria fraterna, tiveram oportunidade de ouvir na oração da manhã o testemunho de um grupo de jovens que se prepara para as Jornadas Mundiais da Juventude. Depois de terem sido saudados pelo Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira, e pelo Presidente da Direção Nacional ADMA, Engenheiro Rui Vieira, o grupo vindo de Arouca apresentou, em forma de jogral, um ensinamento sobre a vida e a obra de D. Bosco.

De seguida, imbuídos da certeza de que a mensagem de D. Bosco continua extraordinariamente atual, passou-se à reflexão sobre o tema “Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente”, exposto pelo salesiano Fabrício Lima. Em clima de interiorização da mensagem, o Santuário Nacional de Maria Auxiliadora acolheu a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. José Fernandes.
O almoço permitiu que todos pudessem conviver alegremente e ajudou a retemperar forças.


Dando cumprimento ao programa elaborado, o grupo dirigiu-se para a “Casa de Éfeso”, situada no lugar da Junqueira na Paróquia da Moita, conselho de Anadia, que remete para uma construção existente na Turquia, que, segundo a mística Catarina Emmerich (1777-1824), terá sido a última morada da Virgem Maria. Aí estava o Pe. Vítor Espadilha que, de forma acolhedora, explicou aos presentes as diversas fases de construção do edifício e deu conta dos pequenos milagres necessários para que este seu sonho se tornasse realidade dando, também, testemunho da importância do contributo de inúmeros benfeitores que acreditaram ser possível que a “Casa de Éfeso” existisse naquele local. A Adoração ao Santíssimo foi preparada pelo grupo ADMA do Porto e foi um momento de grande riqueza espiritual.
A despedida fez-se com a promessa de novos encontros que continuem a permitir a partilha do amor infinito e protetor da Mãe, Maria Auxiliadora!