Chegada dos Símbolos da JMJ a Mogofores

> Notícias > Chegada dos Símbolos da JMJ a Mogofores

No passado dia 20 de março (segunda-feira), os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que já percorria o Arciprestado de Anadia desde o dia 18 de março, chegaram a Mogofores. Foi um momento histórico para a Paróquia e para o Santuário, contou com a participação de membros da comunidade paroquial, os fiéis que frequentam o Santuário, os jovens que se preparam para participar da JMJ em Lisboa (1-6 de agosto), jovens das várias paróquias e o Comité Organizador Arciprestal (COA).

A chegada dos Símbolos contou com a seguinte programação: ida à Paróquia de Mogofores (Imaculada Conceição), onde a leiga Isabel Barreiros fez uma breve introdução para ambientar os presentes na dinâmica da celebração. Seguidamente, o Pároco, Pe. José Fernandes, deu as boas-vindas e exprimiu os seus sentimentos e pensamentos sobre este evento. Conclui-se esta primeira etapa com a oração a São João Bosco, um dos patrono da JMJ 2023.

Em seguida, realizou-se uma procissão de carros pelas ruas de Mogofores, partindo da Paróquia e tendo como destino final o Santuário. Durante todo o trajeto, os Símbolos foram transportados pelos carros dos Bombeiros de Anadia. Ao passar pelas ruas muitas pessoas preparam algum gesto de acolhimento desde os arranjos até acender algumas velas, para além do tapete com verduras que foi feito pelas ruas junto à Capela de Santo Amaro (em São Mateus).

Ao chegar no Santuário procedeu-se com a recitação do terço que foi animado pelos diversos grupos pastorais da Paróquia e a Família Salesiana. Procurou-se, no terço, meditar a vida de São João Bosco. Posteriormente, fez-se a celebração do compromisso dos jovens das várias paróquias que se preparam para a JMJ.

O programa da receção dos Símbolos continuou com o Mogofores Alive, que constitui em criar o ambiente oratoriano, típico das obras dos Salesianos, que através dos jogos, da música, da dança e de muita animação, sempre na presença dos Símbolos, procurou viver este momento de forma mais juvenil.

O evento foi concluído com o Cafélicidades Juvenil, uma Ceia onde os jovens puderam reabastecer as suas energias e, por fim, alguns jovens pernoitaram com os Símbolos, na Capela lateral do Santuário durante toda a noite. No dia seguinte, alguns membros do COA encarregaram-se de levar os Símbolos até ao próximo Arciprestado, Estarreja-Murtosa, que deu continuidade com o percurso planeado pela Diocese de Aveiro.